Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Equipe do Brazil Data Cube participou do XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto em 2025

A equipe do Brazil Data Cube participou ativamente do XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR 2025), em Salvador – BA, nos dias 13 a 16 de abril.

Durante o evento, a equipe esteve envolvida em várias atividades, começando no dia 12 de abril, onde foi ministrado o minicurso “Cubos de Dados de Observação da Terra e Análise de Séries Temporais de Imagens”, com 8 horas de duração e contou com a presença de 17 participantes.

A equipe do projeto apresentou também seus trabalhos em apresentações em sessões de pôsteres: “Detectando padrões atípicos de agricultura em aplicações de crédito rural baseado em séries temporais de imagens de satélite” e “WTSS-QGIS: uma extensão para recuperação e visualização de séries temporais de imagens de satélite no ambiente QGIS”.

Além de apresentações em sessões técnicas orais: “Catalogação de Imagens dos Satélites GOES na Base de Informações Georreferenciadas do INPE”, “A Web Service for Phenology Metrics Extraction from Big Earth Observation Data” e “Integration of Radar and Optical Data for Identifying Tropical Forest Disturbances”.

Durante todo o período do evento, a equipe do projeto Brazil Data Cube estava no estande da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG) para receber os visitantes com demonstrações dos produtos de dados e produtos de softwares e as parcerias que vêm sendo desenvolvidas no contexto do projeto.

E no último dia de evento, a equipe do BDC realizou a Sessão Temática “Avanços na aprendizagem automática para a análise de grandes dados de observação da Terra” que contou com apresentações dos coordenadores do projeto, a chefe da DIOTG Dra. Karine Ferreira (INPE) e o responsável pelo programa de Base de Informações Georreferenciadas (BIG) Dr. Gilberto Queiroz (INPE), e com os pesquisadores convidados Dr. Gilberto Câmara (INPE), Dra. Charlotte Pelletier (Uni. Bretagne-Sud, France) e Dr. Gregory Giuliani (Swiss Data Cube Project Leader, Uni. of Geneva, Switzerland).

Veja abaixo na galeria algumas fotos da participação do BDC no SBSR 2025.

Brazil Data Cube - 2019 - 2025