Brazil Data Cube ministra mini-curso no Simpósio Intermediário da Comissão Técnica III da ISPRS
A equipe do Brazil Data Cube (BDC) ministrou um curso sobre conceitos de cubos de dados de observação da Terra e análise de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto no ISPRS Technical Commission III Mid-term Symposium on Remote Sensing, no dia 4 de Novembro em Belém (PA).
A Comissão Técnica da ISPRS dedica-se à discussão de tecnologias e aplicações de sensoriamento remoto. O simpósio, ocorrido Belém (PA) de 4 a 8 de novembro de 2024, foi organizado em conjunto com o Simpósio Latino-Americano de Sensoriamento Remoto (SELPER) incluindo tutoriais e workshops temáticos, como South America Water from Space IV e Geo-Information for Disaster Management (Gi4DM).
O simpósio abordou temas relacionados às técnicas de aquisição e processamento de imagens de satélite até uma ampla gama de aplicações científicas e sociais, com destaque para o monitoramento do clima, do meio ambiente e de regiões tropicais, incluindo a Amazônia. Sessões específicas discutiram novas missões espaciais, como SWOT e Biomass.
O curso oferecido pelo BDC teve como objetivo a introdução aos principais conceitos do projeto, com uma parte teórica e uma parte prática hands-on (na linguagem R e Python) utilizando os pacotes de software desenvolvidos pelo projeto. Foram apresentados os produtos gerados pelo BDC como cubo de dados, ferramentas para acesso e descoberta desses dados, extração de séries temporais e extração de trajetórias de uso e cobertura da terra. Também foi apresentado o pacote SITS (Satellite Image Time Series) em R para geração de mapas de uso e cobertura da terra a partir de séries temporais de imagens usando machine learning.
O curso teve como público-alvo estudantes, pesquisadores, professores ou funcionários de empresas que trabalham com extração de informação a partir de imagens de satélites de observação da Terra.
O conteúdo está disponível em: https://brazil-data-cube.github.io/isprs-2024.html.