As coleções de imagens e as coleções de cubos de dados produzidas no projeto Brazil Data Cube (BDC) podem ser descobertas e acessadas através de uma API padronizada conhecida como SpatioTemporal Asset Catalog (STAC).
O SpatioTemporal Asset Catalog (STAC) é uma especificação criada a partir da colaboração de diversas organizações que querem melhorar a busca interoperável por imagens de satélite.
A Figura 1 contém os conceitos mais importantes por trás do modelo STAC: Catalog, Collection, Item and Asset.
API STAC
A API STAC é a versão dinâmica de um STAC. Ela retorna objetos STAC Catalog, Collection, Item, ItemCollection por meio de diversos endpoints.
A descrição dos conceitos abaixo é adaptada da Especificação do STAC:
URL STAC Brazil Data Cube
https://data.inpe.br/bdc/stac/v1/
Clientes
As facilidades fornecidas pelo serviço STAC podem ser utilizadas em qualquer linguagem de programação que suporte a comunicação em rede através de requisições HTTP. Isto faz com que todas as linguagens modernas possam ser utilizadas para acessar as operações do serviço.
Além da especificação e da implementação do serviço de referência do STAC, o BDC também disponibiliza cliente na linguagem de programação R. O serviço também pode ser acessado utilizando a biblioteca cliente oficial em Python pystac-client.
Zaglia, M.; Vinhas, L.; Queiroz, G. R.; Simões, R. Catalogação de Metadados do Cubo de Dados do Brasil com o SpatioTemporal Asset Catalog. In: Proceedings XX GEOINFO, November 11-13, 2019, São José dos Campos, SP, Brazil. p 280-285.
Documentação anterior: https://brazil-data-cube.github.io/applications/stac.html