SATVeg lança nova versão com acesso às séries temporais de imagens do satélite Sentinel-2 usando o Brazil Data Cube
A Embrapa disponibilizou uma nova versão do Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg), plataforma amplamente utilizada para monitoramento da vegetação por meio de séries temporais de índices espectrais. A atualização traz avanços significativos em desempenho, funcionalidades e, especialmente, na ampliação das fontes de dados.
Desenvolvido pela Embrapa, o SATVeg, é uma plataforma web que disponibiliza informações históricas de índices de vegetação derivados de imagens de satélite. A ferramenta permite visualizar a variação da biomassa vegetal na superfície terrestre ao longo do tempo e serve de apoio a atividades de monitoramento agrícola e ambiental.
Entre as principais novidades, destaca-se a integração inédita do SATVeg com os cubos de dados do Brazil Data Cube (BDC). O projeto BDC é uma iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) dedicada à geração, organização e disponibilização de cubo de dados a partir de imagens de satélite para o território brasileiro. A partir desta integração realizada pela Embrapa, o SATVeg passa a permitir o acesso direto a séries temporais do satélite Sentinel-2 produzidas pelo BDC, ampliando o potencial de análises ambientais, agropecuárias e de monitoramento territorial.

O SATVeg pode ser acessado em: www.satveg.cnptia.embrapa.br.
