Trabalho sobre ferramenta do Brazil Data Cube é premiado no XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto
O trabalho intitulado “A Web Service for Phenology Metrics Extraction from Big Earth Observation Data” recebeu um dos prêmios de melhores trabalhos durante o XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado de 13 a 16 de abril de 2025, em Salvador, Bahia. A premiação destaca a relevância das pesquisas em geoinformática do projeto Brazil Data Cube alinhadas com desenvolvimento tecnológico inovador.
A pesquisa é resultado das pesquisas do doutorando Gabriel Sansigolo e dos pesquisadores Dra. Karine Reis Ferreira, Dr. Gilberto Ribeiro de Queiroz, Dr. Marcos Adami e Dr.Thales Sehn Körting, todos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Gabriel Sansigolo é orientado por Karine Reis Ferreira e Gilberto Ribeiro de Queiroz do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, e em sua pesquisa desenvolveu um serviço web aberto e gratuito chamado Web Crop Phenology Metrics Service (WCPMS), desenvolvido para extrair métricas fenológicas de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto. Esse serviço oferece algoritmos consolidados para a extração de métricas de fenologia, integrados a um grande conjunto de cubos de dados de diversas constelações de satélites, incluindo Sentinel-2, Landsat Collection 2, CBERS, AMAZONIA-1 e outros. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto Brazil Data Cube (BDC) e durante o doutorado em Computação Aplicada (CAP), tornando-se uma conquista tanto para o BDC quanto para o programa de pós-graduação CAP. Além disso, essa pesquisa representa a primeira etapa de novas tecnologias que o BDC está desenvolvendo para atender demandas do setor agrícola.
O reconhecimento evidencia o compromisso do Brazil Data Cube com a formação de novos pesquisadores, a computação aplicada e o fortalecimento de tecnologias abertas gratuitas.
O trabalho será publicado nos Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR).
