Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros
Monitora a supressão anual de todos os biomas – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Pampa, Mata Atlântica e Caatinga.
Monitora diariamente as atividades de supressão e degradação ambiental para os biomas Amazônia, Cerrado e Pampa.
Monitora o uso e cobertura da terra, após a supressão da vegetação nativa, para os biomas Amazônia e Cerrado.
Notícias Recentes
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou em 06/11/2014 a estimativa da taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB). O valor estimado do desmatamento no período de 01 de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024 foi de 6.288 km². Veja AQUI a nota técnica detalhada sobre esse dado. Na mesma …
A nova versão do painel Queimadas x Supressão da Vegetação – Queimadas x CAR (Cadastro Ambiental Rural) do portal TerraBrasilis, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), relaciona os focos de fogo com os dados de supressão da vegetação primária (desmatamento) e de estrutura fundiária nos biomas. O novo painel apresenta uma síntese da …
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu o mapeamento do incremento anual de supressão de vegetação nativa nos biomas Caatinga e Pampa para o ano de 2023. No bioma Pampa o valor do incremento em 2023 foi de 654,58 km², o que corresponde a uma diminuição de 13,30% em relação ao valor registrado em …
Continue lendo “PRODES 2023: INPE divulga mapeamento da Caatinga e do Pampa”
O INPE e a EMBRAPA apresentaram, no dia 01/08/2024, a atualização dos dados de uso da Terra em áreas com remoção da vegetação nativa, nos biomas Amazônia e Cerrado. A qualificação dos dados foi atualizada para o período de 2018 a 2022. A classe Vegetação Natural Florestal Primária foi predominante em 72,4% no bioma Amazônia …
Continue lendo “TerraClass: INPE e Embrapa atualizam o projeto para a Amazônia e Cerrado”
No dia 03 de julho de 2023, o INPE apresentou os resultados do monitoramento da supressão da vegetação nativa no bioma Mata Atlântica em 2023. A apresentação foi feita durante o I SEMINÁRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA NA MATA ATLÂNTICA, no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, DF. …
Continue lendo “Mata Atlântica 2023: INPE apresenta resultados do PRODES”