Nova plataforma BDC-Favelas apresenta prova de conceito e é premiada em evento no INPE
O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA-Cepid/Fapesp) e o INPE apresentaram a primeira prova de conceito da plataforma BDC-Favelas durante o Workshop Computação Aplicada (WorCAP) evento anual organizado pelo Programa de Pós-Graduação do INPE. O trabalho “BDC-Favelas Explorer: Portal web para acesso e disseminação de informações sobre favelas a partir de dados de observação da Terra”, de Fabiana Z. Vieira, Gabriel Sansigolo, Flavia Feitosa, Miguel Monteiro, Karine Ferreira e Gilberto Queiroz recebeu o prêmio de melhor artigo na categoria sênior.
O BDC-Favelas, baseia-se nas tecnologias desenvolvidas pelo projeto Brazil Data Cube, que produz dados de sensoriamento remoto de média resolução para todo o Brasil. O BDC-Favelas integra dados de alta resolução e conhecimento local para gerar indicadores sobre favelas por meio de técnicas de aprendizado de máquina. A plataforma busca suprir a carência de informações precisas e acessíveis sobre a dimensão, localização e evolução desses territórios.
No piloto, BDC-Favelas Explorer, apresentado no WorCAP, foi testado com dados de drones coletados nas áreas do Jardim Zaíra e Vila Carlina, em Mauá (SP). Os voos, coordenados por Isabel Escada e Sidnei Sant’Anna, do INPE e CEFAVELA, validaram as funcionalidades da plataforma e ajudaram a definir protocolos de processamento e disseminação de dados. A previsão é que o sistema esteja disponível para consulta até o final de 2026.
Esse portal BDC-Favelas Explorer busca criar uma plataforma para o acesso a dados abertos geoespaciais sobre favelas. Um de seus diferenciais é o uso de drones, que captam mais detalhes ampliando a resolução e o detalhamento das informações, complementando assim as análises.
Veja o artigo completo em: https://doi.org/10.5281/zenodo.17186759.