Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Brazil Data Cube participa do 8º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal)

As tecnologias e produtos de dados do Brazil Data Cube (BDC) foram apresentadas no 8º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, nos dias 11 e 13 de novembro de 2024, que aconteceu no SESC Pantanal, no município de Poconé, Mato Grosso – MT.

O evento reúne especialistas e estudantes para discutir o uso de geotecnologias em estudos no Pantanal, promovendo um espaço de troca de conhecimentos e experiências com a integração entre profissionais das comunidades acadêmico-científicas e estudantes de diversos níveis — técnico, graduação e pós-graduação. O encontro também abrange a região do entorno do Pantanal, localizada na Bolívia e Paraguai, dentro da bacia hidrográfica do alto rio Paraguai.

Um dos temas de destaque da 8ª edição foi o uso de aplicações computacionais, neste contexto a equipe do BDC apresentou uma palestra sobre o projeto. Foram apresentados tópicos como a problemática dos grandes volumes de imagens de satélite, a produção de cubos de dados multidimensionais e os benefícios da análise de séries temporais. Foram abordados também os produtos de software como os serviços web STAC, WTSS e WLTS para descoberta e acesso de dados de observação da Terra.

A mesa de abertura do evento foi composta pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (UNEMAT) Áurea Ignácio e pelo presidente da comissão João Vila. Além de participações como o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso em exercício, Rodrigo Zanin; coordenador-geral do Departamento de Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Bruno Abe Saber; chefe da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática do INPE, Karine Ferreira Gomes; secretário municipal de Meio Ambiente de Poconé, Lauro Leite.

Neste ano o evento contou com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com o apoio da Selper Brasil, da revista Ra’e Ga da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura e Pecuária e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, contando com patrocínio da Visiona Tecnologia Espacial, da Regenera Soluções Sustentáveis, do Instituto Gaia e do MapBiomas.

Chefe da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática do INPE, Karine Ferreira Gomes
apresentando o projeto Brazil Data Cube.
Brazil Data Cube - 2019 - 2025