Novo artigo publicado pela equipe do Brazil Data Cube em parceria com a Universidade de Munster, Alemanha, e com o LABISA/DIOTG
O artigo “Brazil Data Cube Workflow Engine: a tool for big Earth observation data processing” foi publicado essa semana na revista “International Journal of Digital Earth” pela equipe do projeto Brazil Data Cube em parceira com a Universidade de Munster, Alemanha, e com o Laboratório LabISA/DIOTG.
O artigo demonstra os avanços em pesquisa e desenvolvimento da DIOTG na área de big data. Ele apresenta um sistema, chamado Brazil Data Cube Workflow Engine (BDC-WE), para o processamento de grandes volumes de dados de observação da Terra, baseado no gerenciamento de workflows e na integração do OpenEO como interface de acesso e descrição de processos. Para mostrar o potencial do sistema, um estudo de caso usando o BDC-WE com aplicações do projeto MAPAQUALI do Laboratório LabISA/DIOTG é descrito no artigo.
A arquitetura proposta e o sistema desenvolvido nesse trabalho representam um avanço na inclusão de novas técnicas de processamento de big data na plataforma Brazil Data Cube. O artigo pode ser acessado em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17538947.2024.2313099.
Fonte: Equipe Brazil Data Cube